sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Atividade Paranormal - O filme de que todos estão comentando.



Semana passada assiti "Atividade Paranormal". Quem estava junto comigo não conseguiu assistir partes do filme, outras pessoas porém deram algumas gargalhadas, assim como eu, nas partes em que era possível dar gargalhadas. Durante quase toda a exibição, a sala de cinema ficou em silêncio absoluto e isso colaborou com a ideia de imersão.

A história do filme é a de um jovem casal que se muda para uma casa, começa a ouvir ruídos e presenciar coisas estranhas. Micah, o namorado de Katie, resolve então comprar uma câmera, um bom microfone e usá-los em conjunto com computador. O que assistimos durante grande parte do vídeo, são as gravações noturnas no quarto do casal e em que podemos conferir coisas realmente estranhas ocorrendo, como a porta do quarto se mechendo ou o barulho de passos. Mas o filme só fica mais intenso quando se inicia aquela correria, com a tábua de Ouija, talco, sótão escuro e possessões demoníacas. Você pode achar: "Que grande bobagem!" mas a verdade é que o filme te deixa tenso. E a cada vez que as cenas noturnas acabavam e outro dia se inicava, dava para ouvir burburinhos de alívio no cinema. O filme começa despretensioso, mas se você se envolve, é capaz de sair da sala de cinema com até dor de cabeça, de tanta tensão. Efeitos especiais não tem nenhum grandioso, apenas edições bem elaboradas. As atuações também são boas, o roteiro do filme é bacana.

É interessante notar, no entanto, como a câmera se torna o filme, assim como em Quarentena e o sempre citado Bruxa de Blair. Esse tipo de filme que tenta ser documental, "baseado em fatos reais", torna-se cada vez mais comum nessa nova leva de cinema. É natural que seja assim, afinal, os grandes sucessos das décadas de 80 e 90, não surtem mais efeito. Vai dizer que você ainda tem medo do Alien, do Freddy Krueger ou do Pinhead ? Basta olhar também o faturamento da última tentativa em cinema do encontro entre Aliens e Predadores, "Aliens Vs Predador 2" (Aliens Vs Predator Requiem), que  fez apenas 47 milhões de dólares em bilheteria nos Estados Unidos. O que consegue nos assustar nos dias de hoje, são coisas mais reais ou coisas que parecem reais, que podem acontecer com qualquer um, monstros do espaço ou criações bizarras não nos assustam, o público evolui e os filmes de terror também.

Creio que poucas pessoas não entraram no clima deste filme. Mas com certeza, são aquelas pessoas que ficaram rindo forçado ou fazendo graça durante toda a exibição, ou ficaram repetindo para si mesmas: "Não é real, é apenas um filme!".

 Não vale contar o fim do longa, mas fica aqui a recomendação para que assistam. Você com certeza vai ficar bastante desconfiado das coisas por um certo tempo. Dormir na primeira noite  ao ter assistido o filme só é possível se você não tiver levado a sério. Ou seja, se você quer um filme que te deixa cagand* de medo e totalmente inseguro dentro de sua própria casa, em que qualquer barulho te assusta, assita. Um bom filme de terror, se prova por esse efeito.

0 comentários:

Postar um comentário